História do Taekwondo

Origens

Pintura do reino Koguryo
Pintura do reino Koguryo

As primeiras artes marciais coreanas possuem registros históricos datados entre 18 a.C e 935 d.C, período em que a antiga Coreia era dividida em três reinos: Paekche, Koguryu e Silla. Esses três reinos entravam frequentemente em guerra e investiam alto em treinamento militar e marcial.
O melhor dos três exércitos pertencia ao menor dos reinos: Silla. Nele havia uma tropa de elite chamada Hwarang, com treinamento rígido e um código de conduta comparável ao dos samurais japoneses. Eles praticavam uma variação da arte marcial Taekkyon.
Devido a superioridade das tropas Hwarang, o pequeno reino de Silla conseguiu unificar a península coreana em um único reino.

No período da dinastia Koryo (918 d.C. a 1392 d.C.), as artes marciais coreanas tiveram seu período de maior popularidade na antiguidade. Havia torneios entre vilas nos festivais populares e os melhores lutadores ganhavam regalias, como cargos públicos, dinheiro e prestígio.

Competição de Taekkyon entre vila retratada em obra do século 18
Competição de Taekkyon entre vilas retratada em obra do final do século 18

Decaimento

As artes marciais coreanas começaram a perder popularidade durante a dinastia Chosun, ou Yi, período no qual os reinados estavam sobre influência de filosofias pacifistas, como o budismo e o confucionismo, deixando a cultura militarista e marcial de lado. Em conseqüência direta, no início do século XX o Japão conseguiu dominar o território coreano.

Influência estrangeira

Precisando desesperadamente de recursos energéticos para manter seu novo modelo econômico industrial, o Japão começa uma política expansionista atacando militarmente seus vizinhos, como a Rússia em 1904 e as Filipinas em 1912. A Coreia foi conquistada em 1909 e só seria libertada no fim da Segunda Guerra Mundial, com a capitulação do Japão ante os ataque nucleares contra Hiroshima e Nagasaki.

Durante o período de dominação, os japoneses impuseram um rígido controle cultural na Coreia, impedindo a prática de atividades culturais, inclusive artes marciais. Muitos coreanos fugiram para a China, entrando em contato com estilos chinesas, como o Kung-Fu, enquanto famílias mais abastadas optavam por enviar seus filhos para estudar no Japão e muitos desses jovens começaram a praticar artes marciais japonesas, como o Karatê.

Com o fim do domínio japonês, a Coreia começou um processo de reconstrução cultural com muitos coreanos voltando a praticar artes marciais tradicionais do país, como o Soo Bahk Do e o Taekkyon. Escolas tradicionais começaram a brotar pelo pais, sendo as mais importantes a Chang Do Kwon, Moo Duk Kwan, Yun Moo Kwan e Chi Do Kwan. Elas lançariam a base para a formação do Taekwondo moderno que conhecemos.

O Taekwondo moderno

Entre 1945 e 1950, a península coreana passou por um período de grande volatilidade política que acabou culminando na Guerra da Coreia, envolvendo dois lados opostos: os comunistas, apoiados pela URSS e China, e os capitalistas, apoiados pelos EUA e a ONU. Em 1953 a guerra é interrompida resultando na divisão do território em dois países com sistemas políticos e econômicos distintos: A Coréia do Norte, com uma dinastia comunista, e a Coréia do Sul, com uma democracia capitalista.

Foto de 09 de Julho de 1951 mostra uma jovem coreana carregando seu irmão em frente a um tanque M-26 em Haengju, Coréia. Tropas do norte invadiram o sul em 25 de Junnho de 1950, marcando o início da Guerra da Coréia.

Na Coreia do Sul recém-criada o então Presidente Rhee Syngman convoca o e especialista em artes marciais General Choi Hong Hee para formar uma equipe de mestres e especialistas com a intenção de criar uma nova arte marcial para o novo exército.

General Choi Hong Hee
General Choi Hong Hee

Dois anos mais tarde, após diversos estudos, divergências e reuniões com líderes dos Kwans, ficou decidido que o nome da nova arte marcial seria Tae Soo Do. Porém o nome não agradou, sendo finalmente oficializado como TAEKWONDO.

Rapidamente o Taekwondo se tornou muito popular entre a população coreana sendo considerado hoje um dos responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade sul-coreana moderna.

Rapidamente o taekwondo se tornou muito popular entre a população coreana e hoje é considerado um dos responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade da Coreia do Sul, que passou de um país subjulgado e devastado, para um país desenvolvido, com uma sociedade organizada e economia pujante.

Estruturação do Taekwondo

Com o intuito de regular o ensino e a prática do Taekwondo, foi criada a Associação Tae Soo Do, em 1961. Quatro anos mais tarde o nome seria mudado para Korea Taekwondo Association (KTA). Em 1966 é criada a International Taekwondo Federation (ITF), para a divulgação e regularização do estilo mundo afora.
O General Choi, presidedente das duas entidades, possuía métodos e idéias que não agradavam a muitos, o que acabou gerando sua queda da presidência da KTA.
Com o aumento das divergências entre a KTA e a ITF, o General Choi tomou uma decisão polêmica: mudou a sede da ITF da Coréia do Sul para o Canadá, o que despertou a ira de muitos coreanos e de seu governo, que decidiu pela criação de uma nova entidade, apoiando a construção do KUKKIWON, um grande complexo esportivo considerado o ‘quartel general’ do Taekwondo mundial, e a realização nele do primeiro Campeonato Mundial da modalidade.
Após a inauguração do complexo e da realização do primeiro campeonato, uma assembléia foi formada para a criação do WTF, World Taekwondo Federation (Federação Mundial de Taekwondo).

Internacionalização do Taekwondo

Logo da WTF
Logo da WTF

Desde a década de 60 vários mestres coreanos já viajavam o mundo para divulgar a nova arte marcial, conseguindo inclusive que ela fosse adotada por algumas forças armadas estrangeiras, mas foi com a criação da WTF e das competições internacionais com carater esportivo que fez a popularidade do Taekwondo explodir ao redor do mundo, ganhando cada vez mais espaço no calendário esportivo internacional.

Taekwondo nas olimpíadas

Em 1988 a Coréia do Sul sediou os Jogos Olímpicos de Seul, no qual o Taekwondo foi apresentado ao vivo para centenas de milhões de pessoas durante a cerimônia de abertura dos jogos, e ainda teve participação como esporte de demonstração.

O Taekwondo reaparece nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, novamente como esporte de demonstração. Devido ao grande sucesso obtido, se transforma em esporte oficial das Olimpíadas nos Jogos de Sydney em 2000.

Linha do tempo

Antiguidade:

2333 a.C: Segundo a lenda, Tangun funda a civilização coreana.
57 a.C: Reino de Silla é fundada.
37 a.C: Reino de Kogyryo é fundada.
18 a.C: Reino de Packje é fundado, estabelecendo a dinastia dos três reino. A arte marcial Subak, se espalha pelos reinos Packje e Silla.
540 a 576: Chin Heung, 24º rei de Silla, ordena a criação do Hwa Rang Do.
660: O reino de Silla conquista Packje.
668: Silla conquista Koguryo, unificando a península.
668 a 935: As tropas especiais Hwa Rang do reino de Silla desenvolvem o Subak e o Taekyon, que sepopularizam também entre os civis.
918: Inicio da Dinastia Koryo.
1392: Início da dinastia Yi, com filosofia confuciana, que menospreza o ensino das artes marciais.

Invasão Japonesa:

1909: O Japão invade a Coreia e proíbe quase toda forma de cultura de origem coreana, incluindo as artes marciais, que são praticadas e ensinadas clandestinamente.
1945: No final da Segunda Guerra Mundial, a Coreia é libertada da ocupação japonesa.

Criação das Kwan:

1945: Grão-Mestre Byung Jick Ro abre a escola Sang Moo Kwan, de treinamento de tiro com arco.
1945: Mestre Won-Kuk Lee funda a Kwan do estilo Chung do.
1946: Hwang Kee funda uma arte marcial chamada Moo Duk Kwan, que mais tarde se dividiria em dois estilo: Taekwondo e Tang Soo Do.
1946: Taekyon é ensinado para a polícia de Seul.
1946: O Mestre Bryng Jick Ro abre outra Sang Moo escola Kwan, que fecha durante a Guerra da Coreia.
1946: Sang Sup Chun funda a Yun Moo Kwan, cujo nome é mudado mais tarde para Ji Do Kwan.
1946: Yon Kue Pyang funda a Chi Do Kwan.
1946: Primeiro Tenente Choi Hong Hi ensina seu estilo de Taekyon aos militares.
1950-1953: A Guerra da Coréia divide a península coreana em dois países distintos.
1953: General Choi Hong Hi funda a Oh Do Kwan.
1953: A Kang Duk Kwan é fundada pelos mestres Hong Jong Pyo e Chul Hee.
1953: Mestre Byrung Jick Ro abre outra Sang Moo Kwan em Seul
1953: Formação da Korean Taekwondo Association (KTA)
1954: Jung Do Kwan é fundada por Lee Yong Woo.
1954: Han Moo Kwan é fundada pelo Mestre Lee Kyo Yoon.
1955: General Choi Hong Hi treina os militares da Coreia com sua versão de Taekyon.
1955: Chung Do Kwan é fundada pelo mestre Won Kook Lee.
1955: Nove Kwans (escolas) de artes marciais coreanas, incluindo Taekyon, concorda em unificar todos os estilos e mudar o nome para Tae Soo Do.
1957: General Choi recomenda aos Kwans que o nome sea mudado para Tae Kwon Do.
1958 : O mestre Hwang Kee Hwang remove a kwan Tang Soo Do Moo Duck da convenção, constituindo unilateralmente a arte marcial Tang Soo Do.

Internacionalização do Taekwondo

1960: A KTA começa a despachar mestres coreanos de Taekwondo para outros países para divulgar e ensinar a nova arte ao redor do mundo.
1960: General Choi envia uma equipe de Taekwondo à Coreia do Norte em uma missão fe reconciliação. O governo sul-coreano e o público em geral ficam indignados e exigem sua renúncia.
1963: O mestre Duk-Sung Son (Chung Do Kwan) funda a World Taekwondo Association em Nova York.
1965: General Choi se aposenta do serviço militar coreano para dedicar sua vida ao desenvolvimento do Taekwondo.
1966: General Choi funda a Federação Internacional de Taekwondo (ITF) com o apoio do Vietnam, Alemanha Ocidental, Malásia, Turquia, Itália, República Árabe Unida, Taiwan e Estados Unidos.
1971: Dr. Un Young Kim é eleito presidente da KTA
1971: Presidente Chung Hee Park of Coreia do Sul anuncia que Taekwondo vai se tornar o esporte nacional da Coreia e aloca fundos para a promoção e construção de Kukkiwon (sede WTF).
1972: Construído o prédio da Kukkiwon.
1972: General Choi abandona a Coreia do Sul, mudando a sede da ITF para Toronto, no Canadá.
1973: O primeiro campeonato mundial de Taekwondo é realizado na Kukkiwon, com 19 países participantes
1973: Criada a Federação Mundial de Taekwondo (WTF)
1975: A WTF se afilia a GAISF
1976: O Taekwondo WTF é aceito nos jogos militares
1977: As noves Kwans (Chung Do Kwan, Ji Do Kwan, Moo Duk Kwan, Chang Moo Kwan, Soo Moo Kwan, Han Moo Kwan, Oh Do Kwan, Jung Do Kwan e Kang Du Won) reconhecem o Kukkiwon e a WTF como representantes do Taekwondo e concordam com o processo de certificação dos faixas-preta
1978: A União Pan-Americana de Taekwondo realiza seu primeiro campeonato de Taekwondo na Cidade do México
1979: A União Africana de Taekwondo realiza seu primeiro Campeonato de Taekwondo.

Taekwondo nas Olimpíadas

1980: O Comitê Olímpico Internacional (COI) reconhece a WTF
1981: O Taekwondo WTF é aceito nos Jogos Mundiais
1982: General Choi vai ao COI para tentar fazer do Taekwondo ITF um esporte olímpico
1983: Taekwondo WTF é aceito nos Jogos Pan-americanos.
1984: A ITF muda sua sede novamente, desta vez para Viena, na Áustria.
1984: General Choi e a ITF publicam a ‘Enciclopédia do Taekwondo’.
1986: O Taekwondo é adotado pelos Campeonatos Universitários Mundiais.
1986: A ITF envia equipe da demonstração para a China
1988: O Taekwondo participa dos Jogos Olímpicos de Seul como esporte de exibição.
1990: O Taekwondo é aceito nos Jogos Centro-Americanos.
1992: Taekwondo participa dos Jogos Olímpicos de Barcelona novamente como esporte de demonstração
1992: Taekwondo é aceito nos Jogos Asiáticos.
1994: O Taekwondo WTF é oficialmente aceito como esporte olímpico a partir dos Jogos Olímpicos de Sidney.
1996: Participação no Jogos Olímpicos de Atlanta, apenas como exibição.
1998: O Taekwondo é oficialmente aceito nos Jogos Pan-Africanos.
2002: O General Choi, considerado o pai do Taekwondo, morre de câncer de estômago.
2002: A ITF se divide em três: a ITF de Viena, a ITF da Coreia do Norte e a ITF do Canadá.
2004: Em meio a acusações de corrupção, o presidente da WTF renuncia
2004: Dr. Chung Won Choue é eleito como o novo presidente da WTF.
2004: Taekwondo é um esporte oficial nos Jogos Olímpicos de Atenas.
2005: WTF Taekwondo é declarado um esporte oficial dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
2008: O Taekwondo participa dos Jogos Olímpicos de Beijing.
2012: O Taekwondo participa dos Jogos Olímpicos de Londes