História do Taekwondo no Brasil

História do TKD no Brasil

Um dos primeiros registros do ensino do Taekwondo no Brasil é do professor Jung Do Lim, que já ensinava a arte marcial na cidade de Cruz das Almas, Bahia, desde 1969, além de outros imigrantes coreanos.

Em julho de 1970 a ITF enviou oficialmente o Mestre Sang Min Cho, que participou do ensino do Taekwondo para o exército coreano, sob supervisão direta do General Choi Hong Hi. Dois meses depois de sua chegada ao Brasil, abriu sua primeira academia no bairro da Liberdade em São Paulo. Posteriormente, outros mestres foram enviados para outras regiões do Brasil, dentre eles:

Sang In Kim
Kun Mo Bang
Jung Roul Kim
Kum Joon Kwon
Woo Jae Lee
Kwang Soo Shin
Hee Song Kim
Yeong Hwan Park
Soon Myong Choi
Ju Yol Oh
Yeo Jin Kim
Te Bo Lee
Hong Soon Kang
Sung Jang Hong

Sang Min Cho no lançamento de seu livro em 2014
Sang Min Cho no lançamento de seu livro em 2014

Na década de 1980 o Taekwondo conseguiu ganhar bastante popularidade e teve em 1984 um dos marcos mais importantes de sua curta história: O desafio Brasil x Coréia, que permitiu aos brasileiros avaliar e diminuir a defasagem técnica em relação a equipe coreana, a melhor do mundo na época. Alguns atletas que participaram deste evento:

Brasil:
Martinho Oliveira
Mauro Hideki
Manoel de Almeida
Marcos Rezende
Adalberto Pajuaba
Carlos Loddo
Carlos Negrão
Carlos Fernandes
Cláudio Sidnei Lopes
Gilberto Souto Maior
Técnico: Seong Myung Choi
Coreia:
Joon Han
Ki Ho Kim
Myung Sik Yo
Yong Jung
Bong Kwon Park
Jong Chil Yoo
Kang Sik Lee
Ul Hwan Chang
Jeong Jin Lee
Wook Sang Roh
Técnico: Lee Seung Kok

Na década de 90, a participação em diversas competições internacionais ajudou no desenvolvimento técnico do Taekwondo Nacional. Em 2000, o Brasil levou uma atleta para a estréia do Taekwondo nos Jogos Olímpicos, em Sidney: Carmem Carolina.

As duas maiores conquistas do Brasil em competições internacionais foram a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Madri em 2005, e a medalha de bronze nos jogos olímpicos de Pequim, ambas conquistada pela atleta Natália Falavigna.

Natália Falavigna recebendo a medalha de prata no pan Rio 2007
Natália Falavigna com a medalha de prata no Pan do Rio de Janeiro em 2007